quinta-feira, janeiro 12, 2012

CASES DE COSTURA E MARCADORES DE PÁGINAS




Vou tentar explicar bem explicadinho pra vc poder fazer, mas se ainda tiver alguma dúvida me escreva depois ok?!

para fazer esses case de costura, corte um retângulo medindo 16x9 e arredonde as extremidades.

Em uma das extremidades, meça 1cmt de cada lado e a partir desse ponto então recorte as asas, retirando nas laterais do retângulo as sobras excedentes(ver esquema  desenho), dessa forma o retangulo passará a medir 16x7 e 16x9 somente na altura das asas.

Na outra ponta recorte uma lingueta, que irá encaixar no recorte do outro lado para fechar a embalagem. esse recorte você fará com um estilete, apoiando o molde sobre um papelão grosso e auxiliando com uma régua.

Se o molde for feito em cartolina, passe uma mão de termolina que ajuda a dar rigidez, pois a cartolina é bem flexível. Deixe secar para depois colar a decoração com o papel de seda, guardanapo de decoupagem, kraft ou papel de presente. e ao cortar o molde, se vc perceber que está um pouco torto/enviezado, não se aborreça, decore com papel estampado depois pois ele disfarça as imperfeições.

para não dar zebra nesse processo, recorte um retangulo maior um pouco que o molde, passe cola(pouca) uniformemente no molde e cole o retangulo do papel decorativo, deixe secar bem, está quase pronto.

Recorte agora as sobras do papel e passe uma camada de verniz onde aplicou o papel e deixe também secar. quando você recortar e ficar algum pedacinho de papel mau recortado, use uma tesourinha de ponta fina pra fazer o acabamento ou um alicate de unha.

Agora vamos iniciar a dobradura para finalizar: primeiro você irá dobrar a extermidade da base onde será encaixada a lingueta. meça 1cmt. e dobre, escolhendo qual lado ficará pra dentro e coloque a régua em linha reta onde será feita a dobra e dobre firme e com cuidado por cima da régua, depois retire a régua e faça com o dedo o vinco final.

Em seguida, junte as extremidades do molde, sendo que tem que observar que a lingueta será encaixada no recorte que foi feito com o estilete, meça isso e faça a dobra, formando duas partes iguais em tamanho e a terceira é a parte de acabamento que vc dobrou primeiro onde fica o fechamento do case. é bom usar a régua pra dar um acabamento na dobra melhor.

Está pronta a embalagem, agora recorte um quadrado com a tesoura de picotar, onde serão colocadas as linhas e a agulha; pra cada “dente” do recorte, ponha 2mt. aproximadamente de linha da cor de sua preferencia. antes de por a linha é bom também passar uma mão de termolina ou de verniz pra dar um acabamento. E usando um pedaço de caixa que tem um papelão mais grosso, recorte um pequeno retangulo onde será espetada a agulha pra que ela não se perca, esse retangulo deve se destacar junto às linhas pra que não se perca. vc pode forra-lo com papel metalizado vermelho, ou verde pra chamar a atenção!


Se você quiser embale depois de tudo pronto num saquinho transparente e feche com uma fitinha de cetim que combine dando um lacinho. esses cases ficam super legais pra dar pras mães dos amigos no dia das mães, pras vovós no seu dia ou como lembrancinhas de aniversário,é só decorar de acordo e voilá, está pronto!

você pode utilizar caixas até mesmo de sabão em pó, de maisena, de aveia pra fazer isso. é so passar uma tinta branca pva nas caixas pra esconder as origens e forrar, dos dois lados com o mesmo papel, ou um lado com um liso e o outro com um estampado, sempre combinando as cores entre si e também com o lacinho da embalagem de presente!

Eu também aproveitei as caixas de paste de dentes e de velas para fazer esses marcadores de páginas de livros/cadernos. Então o que achou?!

Espero que façam e que divulguem, vamos reaproveitar cada vez mais o “lixo” que produzimos em casa e ajudar assim a poluir menos o nosso planeta.

Um abraço carinhoso da,

Cris Ohara.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUE BOM TER VOCÊ AQUI! DEIXE O SEU COMENTÁRIO, VOU GOSTAR MUITO DE PODER LÊ-LO! OBRIGADA.