terça-feira, maio 01, 2012

LINDAS FLORES DE TECIDO PARA DECORAR


Olá amigos artesãos, estou um pouco ausente sim porque estou resolvendo assuntos para abrir minha lojinha de artesanato, mas passei aqui para postar essas flores de tecido que aprendi para transformar em broches e colocar na roupa ou na bolsa, transformar em chaveiro ou decorar o cabelo! Mudando um alfinete por um grampo, tudo pode acontecer.
Você usa retalhos que tenha em casa, é muito fácil e uma delícia de fazer!
Pegue o tecido, determine o diâmetro total da flor e corte de dois a quatro círculos nessa medida; quanto mais cheia você quiser a sua flor, mais círculos terá de cortar ok?!
Em seguida, corte quatro círculos aproximadamente 2cmts. menor que o anterior e por fim cinco círculos também, 2cmts. menor que o intermediário. Quando quiser a flor bem fechada, com muitas pétalas você terá que trabalhar com três medidas diferentes e quando não, use apenas duas medidas para os círculos.
Separe linha e agulha que combinem e também um retângulo pequenino de feltro ou outro tecido que será costurado na parte de trás da flor para prender o  alfinete. Esse feltro pode ser de qualquer cor, como também caso queira, forrado por um pedaço do tecido que fez a flor.








Eu aconselho usar um pequeno pincel para passar nas bordas, bem na beiradinha, a Termolina, pra evitar delas  desfiarem  com o tempo. Inclusive a Termolina dá uma leve enrijecida no tecido também e ajuda a deixá-lo armado, dando assim movimento às pétalas; depois que passar caso a flor já esteja montada, vá descolando as pétalas com os dedos para que elas fiquem levantadas. Alguns tecidos ficam mais armados do que outros e você pode misturá-los, incrementando o resultado. Onde você passar a termolina vai ficar um pouco mais escuro também.
Também é legal você usar tecidos com brilho e foscos, como intercalar lisos e estampados, fica a seu critério, use sua imaginação. Essa flor pode ser feita para presentear no Dia das Mães, colocando-a numa bonita embalagem transparente fica muito legal, tipo essas caixas com tampa de acetato. E um lacinho de cetim pra valorizar a embalagem e o presente claro!
Bem vamos voltar aos círculos!
Pegue um a um e faça dobras para cortar as bordas, dando o formato arredondado da flor. Dobre o círculo, um de cada vez, três vezes, aí você terá algo parecido com uma casquinha de sorvete. Arredonde os cantos e abra o círculo; a cada duas “pétalas” dê um picote da borda para o centro, só um pouco, aproximadamente 1,5cmts, que é pra dar movimento nas pétalas, fica parecendo um trevo de quatro folhas. Aí feito isso, você terá em cada círculo, independente do tamanho, quatro partes iguais. Depois de feito esses cortes, com a tesoura vá dando uma melhor arredondada em cada uma dessas partes onde você cortou, só a beiradinha dos cantos.
Agora vamos montar pra finalizar. Coloque as partes maiores, na mesma posição, sobrepostas e costure o centro com dois pontinhos e mantenha ainda a agulha até o final. Pegue agora o círculo intermediário e dobre ao meio, ficando dois pedaços da flor pra cada lado e dobre novamente, ficando então ¼ da flor e prenda pela ponta do centro, um de cada vez  nas flores maiores que você já costurou. Procure prendê-los de forma que eles fiquem uma parte em baixo da outra pétala posterior. Você fará o mesmo com as outras pétalas menores, posicionando e costurando as pontas até fechar o círculo da flor completamente. Como esses  últimos pedaços são menores, para completar a volta toda precisará dos 5 pedaços que cortou, ao invés de 4.
Feito isso, pegue um quadradinho de tecido qualquer pra fazer tipo enchimento e cubra por cima com o forro que escolheu pra fazer o miolo da flor, dê uma alinhavada antes de prender na flor com a agulha que já estará lá desde o início do processo de montagem.
Depois de preso o miolo, é só costurar ou colar se preferir o retângulo de tecido pra pôr o alfinete ou o grampo de cabelo, mas se for usar grampo, terá que fazer dois cortes paralelos, tipo casa de abotoar botão, para o grampo entrar e sair do outro lado, como ficaria o alfinete. Daí você costura o grampo nesse retângulo pra não sair do lugar.
É muito fácil gente eu só estou explicando bem detalhado pra facilitar quem nunca fez artesanato e vai experimentar pela primeira vez ou quem tem pouca prática. Mas qualquer um pode fazer, você gastará nada, se já tiver os tecidos em casa. Então prepare tudo que ainda dá tempo para preparar esse artesanato para o dia das mães! Espero que tenham gostado. Até a próxima! 
Beijos,
Chris Ohara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ QUE BOM TER VOCÊ AQUI! DEIXE O SEU COMENTÁRIO, VOU GOSTAR MUITO DE PODER LÊ-LO! OBRIGADA.